quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Veja os cronogramas das actividades ...


MATEMÁTICA
Tema: Sólidos Geométricos
Objectivo Geral: Dinamizar a aprendizagem da Geometria.

Objectivos específicos
- Identificar monumentos históricos com formas de sólidos geométricos.
- Construir sólidos geométricos a partir do material local.
- Comparar os monumentos históricos de Tete a alguns monumentos históricos do mundo, por exemplo As Pirâmides do Egipto.

Locais de visitas
- Praça dos heróis moçambicanos em Tete
- Porto seco em Moatize onde se encontram os tanques.
- Algumas residências de palhotas nas comunidades.
- Contactar os Avós nas comunidades para nos identificar objectos de olarias.

Cronograma
Actividades
Meses
Datas
· Revisão da literatura
· Verificar a forma de abordagem da Geometria.
Janeiro
20 – 30
· Visitar monumentos da Província.
· Relacionar a teoria e a prática.
Fevereiro
01 – 07
· Construções geométricas com base no material local: sucatas.
Fevereiro
10 – 17
· Amostra dos sólidos feitos com base no material local.
Março
20 – 27
· Preparação de grupo para teatro.
Março/Abril
30 – 05

Recursos a serem usados na execução do Projecto: Transporte, Tesouras, Cartolinas, Cola, Marcadores, Barro.

Avaliação: Será realizada a partir do maior empenho e dedicação por parte dos alunos ao longo dos ensaios e apresentação. 




 QUÍMICA
Tema: Água
Objectivos Geral: Observar e analisar a qualidade da água consumida na província de Tete.

Objectivos Específicos
- Identificar as propriedades físicas da água;
- Classificar a água quanto a sua qualidade;
- Caracterizar as fontes e formas de abastecimento de água para o consumo humano;
- Diferenciar os agentes poluentes da água;
- Explicar e utilizar as técnicas de tratamento e conservação da água para o consumo humano;
- Mencionar as doenças causadas pelo consumo de águas contaminadas.

Cronograma
Ordem
Actividade
Recursos
Mês
Duração
Responsável
1
Revisão bibliográfica
Livros, internet.
Janeiro
1 Dia
Professor
2
Apresentação do Projecto para os alunos
Projector, marcadores, cadernos, canetas
Janeiro
1dia

Professor e alunos
3
Aulas expositivas dialogadas sobre a água.
Planos de aulas, livros, marcadores, apagador, caderno e canetas
Janeiro e
Fevereiro
5 Dias
Professor e alunos
4
Visita a áreas de descarga de águas residuais da cidade.
Transporte, máquinas de fotografar e de filmar, blocos de anotações e canetas
Fevereiro
1 Dia
Professor e alunos
5
Visita a estação de tratamento e conservação de água de Tete (FIPAG) e atender uma palestra.
Transporte, máquinas de fotografar e de filmar, blocos de anotações e canetas
Fevereiro
1 Dia
Alunos, técnicos do FIPAG e professor
6
Entrevista a comunidade sobre as formas de tratamento e conservação da água para o consumo
Transporte, questionário, máquinas de fotografar e de filmar, blocos de anotações e canetas
Fevereiro
1 Dia
Alunos e membros da comunidade
7
Demonstração dos resultados obtidos no trabalho de campo
Cartazes, fotos, vídeos, Cl2, Certeza, cinza, água, fonte de aquecimento, botijas e panelas.
Fevereiro
e Março
5 Dias
Alunos e professor
8
Elaboração do relatório e sua avaliação do Projecto
Papeis A4, canetas, Computador.
Março
10 Dias
Alunos e professor
9
Actividades de culminância do Projecto
Água, cinza, Cl2, certeza, cartazes, vídeos. Fotos, botijas.
Março
1 Dia
(27/03)
Alunos e professor

Avaliação: Esta actividade será avaliada pelo método formativo, com vista a acompanhar o envolvimento e desenvolvimento de cada aluno nas actividades do Projecto. Isto irá impulsionar o empenho e atitude dos alunos no Projecto.





CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA
Tema: Plantas Medicinais e Remédios Tradicionais da Província de Tete

Objectivo Geral: Conhecer as Plantas Medicinais e Remédios Tradicionais, sua Importância e Potencial Curativo


Objectivos específicos
- Indicar os nomes das plantas medicinais e remédios tradicionais
- Conhecer a doença alva e seu modo de administração
- Conhecer a/as partes/s de plantas que é/são usada/s como medicamentos
- Identificar as plantas e remédios tradicionais do seu bairro
- Ter a capacidade de preparar o remédio tradicional
- Dar nome aos medicamentos
- Diagnosticar as contribuições e perigos dos remédios tradicionais
- Reconhecer as doenças que não podem ser curadas com remédios tradicionais

Cronograma
Ord
Actividade
Material
Mês
Duração
Responsável
1
Revisão bibliográfica
Livros, Internet, Cadernos, Canetas
Janeiro
Uma semana
Alunos e professor
2
Aula expositiva dialogada
Projetor, Livros
Janeiro
Dois dias
Professor e aluno
3
Convidar um ancião da comunidade para explicar a importância das plantas e médios tradicionais         
Papeis, Canetas, Cadeiras

Janeiro
1 Dia
Professor e DIR. Escolar
4
Preparação da terra e plantio de algumas plantas medicinais
Enxadas, Ancinhos, Machados, Catanas, Adubo
Janeiro
2 Dias
Alunos e professor
5
Uma aula de elaboração conjunta de demonstração de conservação
Quadro, Marcadores, Projetor
Fevereiro
1 Dia
Professor e aluno
6
Recolha de plantas medicinais e remédios tradicionais
Frascos, Plásticos, Enxadas, Catanas, Cameras
Fevereiro
30 Dias
Alunos
7
Conservação de plantas medicinais
Espaço físico
Fevereiro
30 Dias
Alunos
8
Preparação de medicamentos
Frascos, Faca, Almofariz, Água
Março
25 Dias
Alunos e professores
9
Exposição e divulgação ao público e debate sobre anúncios a respeito de médicos tradicionais prometendo cura a todas doenças
Frascos, Mesas, Cadeiras
Março
1 Dia
Aluno e professor
10
Elaboração de relatório
Canetas, Papeis, Lápis
Março
3 Dias
Alunos

Avaliação
Toda actividade será avaliada, pelo que avaliaremos pelo método formativo sem descurar os conceitos, procedimentos, as atitudes sobretudo o fazer para fazer melhor.





FÍSICA
Tema: A actividade económica e meio ambiente
Objectivo Geral: Conhecer a importância e riscos da energia eléctrica no desenvolvimento económico e sustentável da Província de Tete e conservação do meio ambiente.

Objectivos Especificos
- Compreender o impacto do uso da energia eléctrica na preservação do meio ambiente;
- Mostrar a vantagem do uso da energia eléctrica em relação a outras formas de energia (eólica, química, térmica, etc.); 
- Explicar a importância da energia eléctrica na economia da província (nas indústrias locais);
- Identificar as vantagens do uso da corrente eléctrica em todas as esferas da sociedade.
- Analisar os perigos do desvio da corrente eléctrica.

Actividades
- Aulas sobre electricidade e o meio ambiente antes da visita;
- Visita de estudo na companhia de Electricidade para se inteirar do consumo da energia eléctrica na Província, ontem e hoje;
- O fornecimento da energia para os Mega Projectos e suas vantagens e desvantagens;
- Visita a Direcção Provincial e Coordenação da Acção Ambiental de Tete para se inteirar do impacto da poluição atmosférica causado pelos Mega projectos (MLT, Vale e outros projectos que possam perigar o ambiente na província de Tete);
- Pedir uma palestra a D.P. e Coordenação da Acção Ambiental para os alunos sobre a poluição do meio ambiente;
- Produzir corrente eléctrica;
- Relatório das visitas depois de tudo.

Recursos
Máquinas de filmar e fotografar, esferográficas, cadernos, transporte etc..

Cronograma
MÊS
SEMANA
DURACAO (Datas)
ACTIVIDADES
INSTITUIÇÃO
RESPONSÁVEL
Janeiro
IV
28 a 31/ 01 /13
Aulas sobre a matéria da visita

     ------
Professores
Fevereiro
III
22 / 02 / 13
Visita de estudo

EDM
Professores e alunos
Março
I
01 / 03 / 13
Visita de estudo
D. P. C da Acção Ambiental de Tete
Professores e alunos
Março
II
06 / 03 / 13
Relatório final das visitas
---------
Alunos
Março
IV
27/ 03
Actividade de culminância de projecto (demonstrar a produção da corrente eléctrica)

-----------
Professores e alunos

Sem comentários:

Enviar um comentário